[email protected]
Rua Teonia Amaral 290 - Centro - RN
Faça seu Login no Portal |

História


 

O surgimento do município de Florânia está diretamente relacionado à expansão do ciclo do gado vivenciado por imigrantes portugueses a partir do século XVII. Os imigrantes procuravam instalar suas fazendas em locais propícios para cultiva e criar gado. O mais antigo morador da região foi o Sr. Cosme de Abreu Maciel que se estabeleceu nas proximidades do riacho Rossaurubu e aí constituiu família. Obteve sesmaria e terras de várias fazendas e do sítio Riacho da Luíza que dava início ao nascimento de Florânia.

Apesar da presença de Cosme de Abreu na área, entre 1754 e 1756, foi seu primogênito Athanásio Fernandes de Morais e seus descendentes que fundaram a povoação. No ano de 1856, uma epidemia do cólera-morbus atacou a região e, receoso com o avanço da epidemia o velho Athanásio fez um voto de fé e prometeu a São Sebastião construir uma capela um sua homenagem se os moradores da localidade escapassem da terrível doença. Atanásio morreu em 1860, não conseguindo cumprir o prometido, mas sua viúva e seus filhos levaram a promessa adiante e em 1865, com a presença do padre José Antônio de Maria Ibiapina, foi iniciada a construção da capela e inaugurada com a celebração da primeira missa pelo padre Idalino Fernandes de Souza, no dia 25 de dezembro do mesmo ano.

Em 1865, a localidade que se chamava inicialmente Roça do Urubu, mudou o nome para Flores de Vossurubu e, em 1873 passou a se chamar Povoado de Flores devido a paisagem de várzeas cobertas de mofumbais e suas flores perfumadas que, juntamente com outras plantas, formavam um lindo conjunto de cores.